Programa

Em 2018 o VII Simpósio Brasileiro de Hermetismo e Ciências Ocultas abordará como tema principal “Filosofias Espirituais: seus propósitos, caminhos e vivências” e proporemos aos palestrantes convidados que apresentem o propósito filosófico de sua corrente de trabalho, como o caminho é trilhado e que aplique uma prática para o público do evento como forma de experienciação do método.

Atenção: o programa para 2018 ainda está em formação e horários podem sofrer modificações de acordo com a disponibilidade dos convidados.

 

SÁBADO, 10 DE NOVEMBRO
08h30 – 09h15
Léo Lousada, tem 40 anos, e iniciou sua vida no espiritismo muito jovem.Foi iniciado na Ordem De Molay e na Kabbalah judaica na tradição do Rabi Baal Shem Tov.
É membro da Rosa Cruz, estudante da Sociedade de Ciências Antigas e professor da AESG.
Junto com Bruno Lanaro, criaram o canal Conhecimentos da Humanidade.
Projeto idealizado no fim de 2014 e inaugurado na primavera de 2015, com o propósito de transmitir conhecimentos diversos de forma descontraída e de fácil compreensão, priorizando conteúdos de mitologia, história e filosofia.
09h15 – 11h00

Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Barcelona.
Ministrou palestras, cursos e aulas na Universidade de Barcelona, na Universidade Autónoma de Madrid, na Universidade Carlos III, na Universidade de Sevilla, na Universidade de Valência, e na Universidade Pompeu Frabra, de Barcelona.
11h00 – 12h45
Nascido em 1974, é hoje considerado um dos maiores pesquisadores sobre Ordens Iniciáticas, Oráculos e Ocultismo no Brasil.
Formado Arquiteto em 2000 pela FAU-USP e com especializações em Semiótica, História da Arte e Urbanismo. Seu Currículo Acadêmico pode ser visto aqui.
Escritor com 62 títulos publicados e mais de duas centenas de artigos publicados em revistas.
Colunista do site “Sedentário e Hiperativo”, onde escreve semanalmente sobre ocultismo e filosofia.
Autor do livro Kabbalah Hermética, um compendium de 700 páginas sobre hermetismo, kabbalah e história da arte. Foi o maior Financiamento Coletivo na área de literatura do Cartarse no Brasil.
Editor chefe da Daemon Editora, a 3a maior editora de livros de RPG no Brasil.
Autor da Enciclopédia de Mitologia, um dos maiores e mais completos trabalhos do gênero em língua portuguesa, com mais de 7.200 verbetes, de 40 mitologias diferentes. Organizador do Hermetic Kabbalah Tarot, trabalho de referência na área de hermetismo e simbolismo no tarot.
ALMOÇO
13h45 – 15h30 SHEIKH AHMAD SHAKIR – A SABEDORIA DO SUFISMO
Sheikh Ahmad Shakir Nur ul-Huda é representante de Mawlana Sheikh Mehmet Adil an-Naqshbandi al-Haqqani e encarregado pela Ordem Sufi Naqshbandi-Haqqani no Brasil. Recebeu o bayah, ou iniciação, em outubro de 2009 e foi nomeado para sua atual função em 30 de janeiro de 2011 por Sheikh Hisham Kabbani, segundo orientações de Mawlana Sheikh Nazim an-Naqshbandi al-Haqqani. Teve sua permissão renovada pelo atual mestre da ordem em novembro de 2014.

Profere em São Paulo, semanalmente, logo após as orações noturnas e as tradicionais cerimonias de zikr, palestras sobre temas essenciais aos praticantes do sufismo. Em tais ocasiões, recebe gente de diversas idades, origens e orientações religiosas, com quem confraterniza alegremente, como se pertencessem a uma mesma fé. Leva adiante sua tarefa de forma convicta, mantendo as portas abertas para o despertar da espiritualidade, para o caminho do amor e para a conexão com o Mestre.
15h30 – 17h15
ATMA NAMBI GURUJI – KNOWING THE KNOWER / CONHECENDO O CONHECEDOR (palestra em inglês com tradução consecutiva)
Atma Nambi Guruji (Nambiyarasan Subramanian, seu nome de batismo), nasceu em um pequeno vilarejo no sul da Índia, estado de Tamil Nadu, onde cresceu de uma forma simples, em meio às plantações de arroz. Seus pais nunca lhe impuseram religião alguma, permitindo seu crescimento com a liberdade que uma criança merece e precisa.
Atmaji, como é chamado pelos discípulos, teve seu primeiro mestre aos 10 anos de idade, um Brahmin, que comandava as cerimônias e rituais (pujas) do templo de Shiva em sua vila. Seu desenvolvimento com esse mestre estendeu-se até seus vinte e poucos anos, período em que aprendeu bem a língua inglesa e o Bakit Yoga – a Yoga da Devoção.
INTERVALO PARA CAFÉ E QUITUTES
18h00 – 19h30
MESA REDONDA – FERNANDO MAIORINO / ACAUÃ SILVA / BRUNO LANARO / SHEIKH AHMAD SHAKIR
TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL – EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
20h00 – 24h00 CONFRATERNIZAÇÃO
CONVIDADOS PARA MESA REDONDA NO SÁBADO
 

Bruno Lanaro é formado em Psicologia, com cursos de extensão no pensamento de C. G. Jung e Pós-Graduação em Acupuntura. Seu contato com a espiritualidade teve início na adolescência, mas foi na fase universitária que mergulhou nesse mundo.
Iniciado na Umbanda e na AESG, onde conheceu o Léo. Foi também membro do GEA do IPPB, com Wagner Borges e é membro da Rosacruz – AMORC.
Junto com Léo Lousada, criaram o canal Conhecimentos da Humanidade.
Projeto idealizado no fim de 2014 e inaugurado na primavera de 2015, com o propósito de transmitir conhecimentos diversos de forma descontraída e de fácil compreensão, priorizando conteúdos de mitologia, história e filosofia.
 

Fernando Corleto Maiorino, graduado em Medicina Veterinária, Mestre e Doutor em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo.
Foi Professor Universitário em diversas áreas da saúde, de 1999 até 2009, quando se desligou para fundar a Associação Educacional Sirius-Gaia (AESG), aos 20 dias do mês de agosto de 2009 – Instituição sem fins lucrativos, voltada para o autoconhecimento, cujas bases são Umbanda Natural e Hermetismo.
Atualmente é Representante Geral da AESG, Orientador Espiritual em Umbanda Natural, Designer Espiritual, e ministra cursos de Xamanismo pelo Núcleo Casco da Tartaruga.
 

Acauã Silva, nascido em 1986, Serventuário da Justiça do Estado de Goiás, é graduado em História e possui Pós-graduação em Docência Universitária.
Atualmente é membro ativo da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA), atua como Sacerdote Gnóstico (IGB) e na corrente da Casa de Umbanda Santo Antônio dos Pretos. Bem como probacionista da Santa Ordem. Já foi membro da Associação Sírius-Gaia, da Sociedade de Ciências Antigas (SCA), Mestre Maçom (ARLS A Estrita Observância 4189) entre outras ordens e linhagens.
Possui como foco de estudo: Thelema, Rosacrucianismo e Cristianismo Gnóstico.
DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO
08h30 – 09h00

LEO LOUSADA (DRUIDA) – RITUAL DE ABERTURA
09h00 – 10h45
Mauricio Ribeiro é, desde 2003, membro do corpo de trabalhadores da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, a primeira Tenda de Umbanda do Brasil, fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio de Zélio de Moraes em 1908. É doutor em comunicação e professor titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, buscando compreender as inter-relações históricas entre Umbanda e a chamada grande mídia.
10h45 – 12h30
Mulher, mãe, pedagoga.
Médium, madrinha, mestra.
Umbandista, Juremeira, Erveira, Maga, Universalista.
Sacerdotisa, Dirigente do Templo Escola e Núcleo de Magia Senzala do Amor.
Facilitadora de Vivências com os 4 elementos tendo como ênfase as forças e a magia da Jurema Sagrada.
Atuante na área de orientação espiritual e metafísica com atendimentos através do Baralho Cigano, Fitoenergética, Fitoterapia, Florais e consultas com os Mestres do Catimbó em Mesas de Cura.
Eterna estudiosa sobre Jurema Sagrada, Xamanismo e Pajelança, como caminhos imensuráveis de cura.
ALMOÇO
13h30 – 15h15

Iniciou sua vida espiritual em 2007 na Associação Educacional Sirius Gaia (AESG) e em 2013 foi convidado por seu mestre espiritual para Coordenar os projetos de música e artes da escola.
Filho de músicos, iniciou sua vida musical aos 7 anos e ao longo desse período estudou bateria, percussão, violão e canto. Em 2001 formou-se em Advocacia, atividade profissional que desempenha até hoje.
Como Coordenador de Músicas e Artes da AESG, atua em conjunto com a Fenart e Bandafen, utilizando-se da arte e música como ferramentas para o autoconhecimento, proporcionando vivências musicais e artísticas como ferramentas do sentir, permitindo que as experiências aconteçam de forma consciente.
Durante a palestra iremos abordar o tema Música e Magia e proporcionar uma vivência sem métricas, vinda do coração, pois a arte e a música estão mais próximas do que imaginamos.
15h15 – 17h00

Wagner Canalonga é Mestre Regente da Sociedade Taoista SP, psicólogo, acupunturista, especialista em I Ching e Sacerdote Taoista.Além de atuar com Acupuntura, atua em consultoria em I Ching (oráculo taoísta), consultoria em Astrologia Chinesa (Zi Wei Dou Shu) e é professor de Taoismo, Filosofia Taoista, I Ching, Meditação e Qigong.
Sua formação Taoista é composta pela Linhagem Zheng Yi (Ordem Ortodoxa Unitária), Linhagem Xiantianwujimen (Portão do Ilimitado Primordial) e Linhagem de Wudang Shan (Montanha Wudang).
INTERVALO PARA CAFÉ E QUITUTES
17h45 – 19h15
MESA REDONDA – ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SIRIUS-GAIA

 

Acesso rápido:
Inscrições;
Página inicial;
Local do evento.